Adolescência e Valores

Os jovens são movidos pela novidade, pela busca de sensações e pelo risco. Esses comportamentos podem estar associados a comportamentos impulsivos e mal adaptativos. Porém, são nessas experiências que eles descobrem como desejam se relacionar com o mundo e o que importa para eles, seus valores.

Os valores são como bússola, guiam o caminho que a pessoa quer seguir em direção aquilo que importa, mesmo quando a vida parecer difícil ou confusa. Os adolescentes podem passar períodos presos a ideias negativas sobre si, como ‘eu não faço nada certo’, ‘deve ter algo errado comigo’, ‘eu não sou bom para isso’ e se distanciam de experimentar e viver os seus valores.

Por vezes, nós, como adultos, os incentivamos a passar horas do seu dia em atividades que os preparam para o futuro, gerando uma desconexão cada vez maior com o momento presente e com a identificação daquilo que importa para eles. Assim eles podem estar perdendo muitas horas em atividades que não fazem sentido para a sua vida, tornando-se adultos que vivem se preparando para o futuro.

É importante que os valores sejam escolhidos livremente e não com base em expectativas sociais ou familiares. Sentir-se persuadido a viver de acordo com valores determinados pelo outro pode gerar padrões inflexíveis, com regras sobre si e o mundo que não correspondem a experiência do momento presente.

Os valores estão sendo descobertos pelos adolescentes à medida que as experiências com o mundo ocorrem. A disponibilidade para viver as experiências permite a expansão do repertório comportamental por meio da exploração, permitindo que eles aprendam e cresçam.

Os adolescentes podem identificar que importa para eles se divertir, estar com outras pessoas, desenvolver alguma habilidade física ou intelectual, praticar esportes. Os valores podem estar presentes onde as emoções são mais intensas, tanto emoções positivas quanto as emoções negativas.

Desse modo, se torna fundamental não minimizar a disposição de experimentação dos jovens e sim orientá-la para viver uma vida com sentido. Aumentando a disposição para o presente e a sensação de vitalidade, fundamentais para o desenvolvimento saudável e próspero.

 

Referência:

HAYES, L. L.; CIARROCHI, J. C. The Thriving Adolescent: Using Acceptance and Commitment Therapy and Positive Psychology to Help Teens Manage Emotions, Acheve Goal, anda Build Connection. Oakland, CA: Context Press, 2015

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Sobre o Autor
Ana Paula Domeneghini
Psicóloga (PUCRS - CRP 07/23571). Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em Processos (CEFI). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar (CEFI). Atua como psicóloga clínica com atendimento individual, familiar e conjugal. Membro da Equipe CEFI Contextus. ver mais

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