O desafio dialético nas equipes de trabalho

É sabida a necessidade de que as pessoas que compõem uma equipe se sintam reconhecidas em seus afazeres e atributos, em uma dialética de que, ao mesmo tempo em que são validadas pelo que já sabem fazer, possam ainda se aprimorar e se desenvolver em novas habilidades. 

Quando nos deparamos com pessoas ou equipes altamente exigentes, pode-se cair na armadilha de interpretar suas demandas como insuficientes e sem intenção, o que pode afetar a confiança e até mesmo o engajamento das pessoas nos projetos.

Todos queremos ser reconhecidos, queremos o resultado reforçador de expressões como “deu certo”, “estamos no caminho”, “conseguimos”!

Em termos teóricos, podemos resgatar a importância de reforçar cada pequeno passo dado, pois isso alimenta a autoeficácia, um preditor de sucesso de tratamentos, e porque não, de equipes de sucesso. 

Como está esta dialética entre validação (“somos suficientes”) e mudança (“queremos ser ainda melhores”)  na sua equipe de trabalho?

O vídeo a seguir foi inspirado em vivências pessoais de participação em equipes de trabalho e propõe uma reflexão sobre como manejar os desejos da equipe versus o desejo da liderança e da instituição. 

 



Compartilhe

Sobre o Autor
Martha Wallig Brusius Ludwig
Martha Wallig Brusius Ludwig CRP 07/13821 Psicóloga graduada pela Pucrs. Atua como psicoterapeuta individual na clínica há 15 anos. Trabalha com capacitação e supervisão de profissionais da saúde (nutrição, enfermagem, psicologia) para melhorar motivação e adesão a novos comportamentos, assim como com orientação de grupos de treino de pais. Atuação com grupos interdisciplinares de mudança do e... ver mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *