QUAL O “ESPAÇO” DO ÁLCOOL E DE OUTRAS SUBSTÂNCIAS NA SUA VIDA?

O uso de álcool e outras substâncias é um hábito comum de uma grande parte da população. Por um lado é relacionado à interação social, pertencimento ao grupo, desinibição, facilidade de comunicação, e por outro, a relaxamento, “desligar dos problemas” e descansar.  O problema começa quando se avalia o consumo como “uso social” e as pessoas com quem se convive percebem de outra forma, como um uso excessivo, ou começam a se preocupar com a quantidade e/ou frequência deste uso. Pare e se questione: as pessoas com quem você têm uma relação mais próxima e mais íntima se queixam da sua relação com o álcool ou outras substâncias? Se a resposta for sim, talvez seja o momento de você olhar com mais calma, atenção e amor para sua relação com as substâncias e, com isso, poder refletir sobre autocuidado. O grupo de treinamento de habilidades para familiares e usuários de álcool e outras drogas é um espaço pensado para tomar maior consciência da relação com as substâncias, podendo, se for o caso, repensar escolhas e mudanças no estilo de vida que promovam um bem estar mais sólido e duradouro.

O grupo para familiares e usuários de álcool e outras substâncias é um programa de 16 encontros composto pelo Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética, no qual os participantes aprenderão habilidades como consciência plena, efetividade interpessoal, tolerância ao mal estar e regulação emocional e pelo Grupo de Prevenção à Recaída. Concomitantemente, os familiares passarão por um treinamento de 8 semanas no Grupo de Codependentes. 

O grupo inicia em março de 2020! 

Público alvo: Usuários/dependentes de álcool e outras substâncias e familiares

Grupo de Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética para usuários de álcool e outras substâncias, coordenado por Cláudia Muñoz e Martha Ludwig: Quintas-feiras, 11h45 às 13h30.

Grupo de Familiares, coordenado por Andreia Podolano e Tirza Martinez: Quartas-feiras, 19h às 20h45.

Grupo de Prevenção à Recaída, coordenado por Gustavo Jacques e Luiz Carlos Chaves: Quintas-feiras, 19h às 20h45.

Para maiores informações, entre em contato com Cláudia Muñoz (51) 99672-8738 e Andreia Podolano (51) 99125-4368.

*Texto escrito por Cláudia Muñoz e Martha Ludwig.

Compartilhe

Sobre o Autor
Cláudia da Rosa Muñoz
Cláudia da Rosa Muñoz
CRM 30457 Médica graduada pela UfPel, psiquiatra pela Fundação Universitária Mário Martins, Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Curso de Aperfeiçoamento em Terapia Comportamental Dialética pelo CEFI/CIPCO e de Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais na mesma instituição. Participou de treinamento intensivo em Terapias Contextuais real... ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *