Que pessoa você quer ser em 2021?

 

Mindfulness é uma prática que permite ter qualidade de presença ou qualidade de consciência. É uma forma de viver desperto, com os olhos abertos, observando, descrevendo e participando da realidade no momento, com efetividade e de forma não julgadora. Dentro desse ponto de vista gosto muito da perspectiva Zen Budista do mindfulness, ou seja, a possibilidade contemplativa da experiência, sem evitá-la, suprimi-la ou tentando mudá-la. É uma prática fundamental para a vivência espiritual contemplativa, independente de religião ou crença, podendo ser incorporada às práticas espirituais e crenças de qualquer indivíduo.

Quando estamos em mindfulness, estamos alertas e despertos, abertos à fluidez de cada instante na medida que ele surge e desaparece. Em mindfulness entramos em cada momento, sem reservas ou rancores, entramos no processo cósmico da existência com a consciência de que a vida é um processo em constante mudança.

Esse entendimento de mindfulness me remete ao processo de  tomada de perspectiva da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso),  quando me coloco como observador da minha própria experiência, como se estivesse no pico de uma montanha alta e imaginando abaixo minhas emoções ou pensamentos como pedregulhos distantes. Imagine-se então, sentando na borda e observando o vazio dentro de si ao invés de entrar e se tornar esse vazio, perceber a inibição em uma festa versus atirar-se completamente nela. Vivenciar essa perspectiva espiritual  do mindfulness me causa uma sensação muito libertadora, e você? O que sente?

Vamos treinar um pouco mais? Pensando que estamos iniciando o ano de 2021 quero propor um exercício de flexibilidade psicológica e mindfulness, que é a possibilidade de notar o que é importante na sua vida e fazer escolhas mesmo na presença de obstáculos. Para tanto sugiro que façamos uma prática de Aikido imaginário. Segundo a Wikipédia, o Aikido é uma arte marcial japonesa e é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isso requer uma reduzida força física, já que o praticante de Aikido conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais.

Na medida que a prática vai se dando de forma repetitiva você tem a possibilidade de notar a flexibilidade aparecendo onde antes havia estagnação e aprisionamento. A meta do Aikido é permitir que você note a diferença entre como se sente ao se afastar e como se sente ao se aproximar das coisas que são importantes para você e isso não tem relação com se sentir bem e se sentir mal. Com a prática você vai conseguir reconhecer intuitivamente como se sente ao se aproximar, o que é importante e escolher suas ações de acordo com essa experiência, notando quando está ficando fisgado, notando onde pode sentir em seu corpo e então contatando com seus valores para agir de forma consistente com eles.  Desenvolve-se um modo rápido e simples de tomada de  decisão, permitindo que se  mova em direção a uma vida valiosa.

Vamos praticar?

Projetando em sua mente o ano de 2021. Inicie procurando  uma posição confortável, escreva em um papel as perguntas abaixo, coloque à sua frente e numa postura de contemplação, do alto da montanha e responda a si mesmo essas questões, fazendo pausas necessárias e seguindo em seu próprio ritmo:

  • Você se sente preso a algo ou alguém? Como se tivesse fisgado um anzol?
  • Como sente isso em seu corpo?
  • Quais pensamentos percebes?
  • Quais emoções te levam a ficar fisgado?
  • O que você fez ou faz quando se sente preso ou fisgado?
  • O que a pessoa que tu queres ser em 2021 faria? Ou faz?
  • O que ou quem é importante para que possas fazer isso?
  • O que sente no corpo quando está se aproximando disso?
  • Como se sente agora?

Espero que tenham tido uma experiência reveladora e generosa consigo mesmo, e que possamos todos ter a coragem para fazer as mudanças necessárias, a serenidade para aceitar o que não podemos mudar e a sabedoria para distinguir uma da outra.

BOM INÍCIO DE ANO PARA TODOS!!!!

Compartilhe

Sobre o Autor
Vanessa Stechow
Vanessa Stechow
Psicóloga (PUCRS). MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV/RS), Didata em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e qualificação como Analista PDA (Personal Development Analysis). Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk, em Líder Coach pelo ICI e The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Formação em Coaching de Equ... ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *