Mente Sábia: um caminho para uma vida valiosa

Ao longo da nossa vida nos deparamos com momentos que precisamos tomar decisões importantes. Essas decisões podem estar relacionadas com nos afastar de pessoas, lugares, trabalhos – dizer não a aquilo que não faz mais sentido em nossa vida – ou nos aproximar daquilo que realmente queremos, com coragem e disposição. Essas grandes decisões normalmente estão conectadas com as pequenas escolhas do cotidiano, com o que percebemos de nós mesmos e das informações ao nosso redor.

Para as grandes e as pequenas decisões da vida, estar em mente sábia nos auxilia na conexão com quem somos e o que queremos, com o que é valioso. A Mente Sábia é um estado da mente que a Terapia Comportamental Dialética (DBT) nos apresenta para conseguirmos acessar a sabedoria interior. A DBT nos propõe pensar em três estados da mente para auxiliar na busca do conhecimento que cada um tem de si. A Mente Emocional, a Mente Racional e a Mente Sábia.

Quando uma pessoa está em meio a uma conversa, sente muita raiva, bate um objeto no chão e diz ‘eu odeio todos vocês’. Após algum tempo, olha para trás e pensa ‘eu não queria dizer aquilo’, ‘era a minha raiva que estava sob controle’. Esta é a Mente Emocional.

A mente emocional é o estado em que as emoções controlam totalmente o nosso pensamento e comportamento. Até mesmo nos distanciando dos nossos valores, de quem queremos ser e como queremos agir.

O problema não está em sentir fortes emoções. As emoções intensas são excelentes aliadas: quando sentimos medo de forma intensa, pode ser um sinal que precisamos nos proteger ou fugir imediatamente. É importante que consigamos perceber e sentir a intensidade das emoções. Mas estar em Mente Emocional é nos deixar absorver unicamente pela emoção.

Um dos momentos que nos ajuda a perceber se estamos em mente emocional é se a curto prazo a situação pareceu nos trazer benefícios, como o alívio imediato de uma emoção negativa, mas a longo prazo o nosso comportamento nos trouxe resultados negativos.

Se não estivermos dominados pelas nossas emoções, a Mente Racional pode estar presente. Ela é totalmente razão, onde só existem planejamentos e avaliações de forma lógica. Estar em mente racional nos distancia completamente do amor, da tristeza, da vergonha ou da culpa.

O prejuízo de estar a maior parte do tempo em Mente Racional acontece quando não levamos em conta nossos desejos, paixões e sentimentos. Quando os fatos e a lógica nos dominam por completo. Um possível prejuízo é ter dificuldade para manter relações, pois elas precisam da conexão e expressão dos sentimentos assim como perceber e interagir a partir das necessidades emocionais da pessoa com quem estamos interagindo.

A mente sábia é o nosso lugar de encontro dessas duas mentes. Quando conseguimos que ambas estejam conectadas e influenciando ao mesmo tempo nossos pensamentos, comportamentos e emoções. Onde conseguimos planejar, executar e sentir. É a integração daquilo que conseguimos analisar com aquilo que vivemos pela nossa experiência.

Para algumas pessoas a mente sábia pode ser encontrada um lugar no corpo, um lugar de conexão com a emoção e a razão. Ou ela pode ser experimentada como uma profunda sensação de harmonia, livre de conflitos.

A Mente Sábia é a integração da Mente Racional e a Mente Emocional.

E agora. Nesse instante. Pequena ou grande decisão que você precisa tomar. O que a sua Mente Sábia lhe diz?

 

 

Referência:

Linehan, M. M. (2018). Treinamento de habilidades em DBT: manual de terapia comportamental dialética para o paciente. Artmed Editora.

Compartilhe

Sobre o Autor
Ana Paula Domeneghini
Ana Paula Domeneghini
Psicóloga (PUCRS - CRP 07/23571). Especialização em andamento em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em Processos (CEFI). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar (CEFI). Atua como psicóloga clínica com atendimento individual, familiar e conjugal. Membro da Equipe CEFI Contextus. ver mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.