Matrix

Comecei a aprender ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) através da matrix*. Foi desta forma que dei meus primeiros passos para aumentar a minha flexibilidade psicológica e dos meus clientes. Não sabe o que é isso? É um diagrama composto por duas linhas, uma horizontal e outra vertical (veja na figura 1), que ajuda a notar como as coisas em nossa vida acontecem. Sua pergunta central é “quem ou o que é importante para você?”. Desta forma, se podemos saber quem ou o que é importante para nós, podemos notar se nossos comportamentos funcionam em direção à uma vida que gostaríamos de ter.Você gostaria entender melhor como ela funciona? Se a resposta for sim, espero que este texto seja útil para que você possa notar a sua conduta.

 

figura 1

Começamos pela linha do comportamento, a linha horizontal. Ela traça a diferença entre as que ações que têm como objetivo se afastar de experiências que não desejamos (por exemplo, escapar de sentir medo) e ações com o objetivo de se aproximar de quem ou o que é importante (por exemplo, se aproximar da família ou o amor). Agora, tome um momento para notar quando você está se afastando de pensamentos e sentimentos desconfortáveis e quando está se aproximando de algo ou alguém que é importante para você. Você nota alguma diferença entre os dois movimentos? 

A linha vertical mostra a diferença entre os aspectos da nossa experiência que vêm através dos 5 sentidos (visão, audição, tato, gosto, olfato) e parte da nossa experiência que surge através da nossa atividade mental. Aqui e agora, você pode observar a cor das letras, o som que está ao seu redor, o contato de seu corpo com a sua roupa… e note se você pode observar a parte mental de sua experiência: o significado do que você está lendo, pensamentos que te surgem enquanto você nota isso… você nota alguma diferença entre as duas experiências?**

A matrix é uma ferramenta que convida você a experienciar seus comportamentos, história de vida por meio de quatro quadrantes. Uma abordagem simples e direta que busca ensinar a flexibilidade psicológica. Pegando um papel e uma caneta, você pode desenhar as duas linhas e fazer a sua própria matrix. No quadrante de baixo à direita, você pode escrever quem ou o que é importante na sua vida. No quadrante de baixo à esquerda, escreva pensamentos, sentimentos ou sensações corporais que afastam você daquilo ou de quem é importante, ou que servem de obstáculo  quando você está querendo se aproximar do que é importante na sua vida. No quadrante de cima à esquerda, escreva o que você já fez ou faz quando as coisas o quadrante de baixo à esquerda aparecem. Por último, escreva coisas que você já fez, faz ou gostaria de fazer para se aproximar de quem ou do que é importante na sua vida. Observe o que você escreveu e note quem é a única pessoa que pode notar as coisas que são importantes no quadrante de baixo à direita; quem pode notar o que surge no quadrante de baixo à esquerda; e quem pode notar os movimentos que faz para se aproximar do que é importante ou se afastar do que é desconfortável. O que você acabou de descrever reflete a experiência que esta pessoa tem em sua vida?

 

Referências

Polk, K. L & Shoendorff, B. (2014). The ACT Matrix:  A New Approach to building Psychological Flexibility Across Settings & Populations. Oakland CA: Context Press.

Polk, K. L. Schoendorff, B., Webster M.,  & Olaz, F. (2016). The essential guide to the ACT Matrix. Oakland, CA: Context Press.

*seu nome foi inspirado no ator Keanu Reeves, por conter algo sexy que o ator tem (curioso né?)

**para ajudar a descrever os 5 sentidos: note 5 coisas que você pode ver (por exemplo, pode ver a cor das letras, a cor da tela, a sua mão, o computador/celular, a mesa…), 4 coisas que você pode escutar (por exemplo, o som dos automóveis, a diferença entre agudo e grave, o som da sua respiração…), 3 coisas que você pode sentir que está tocando (por exemplo, a textura do seu celular, o corpo em contato com a roupa, o pé em contato com o solo…) 2 coisas que você possa sentir o cheiro (por exemplo, o cheiro do local onde você está, o cheiro de sua roupa) 1 coisa que você possa sentir o gosto (por exemplo, o gosto da pasta de dente na boca).

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Sobre o Autor
Equipe Contextus
A equipe CEFI Contextus é formada por profissionais de Psicologia e Psiquiatria que iniciou treinamento amplo e aprofundado em Terapias Comportamentais Contextuais desde o ano de 2013. Desenvolve tratamentos psicoterápicos utilizando abordagens como FAP, ACT, DBT e IBCT. Sua atuação se volta a auxiliar as pessoas a estarem presentes em suas próprias vidas, a aceitarem que o sofrimento faz parte... ver mais

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