Adeus ano velho! Feliz ano novo!

           Você e as pessoas com quem costuma passar o final do ano têm algum ritual? Pular 7 ondas, guardar na carteira sementes de uva ou romã, usar roupas totalmente brancas, comer lentilha, tomar espumante, fazer oferendas…

            Nos últimos anos, aderi a um ritual. Este é individual e totalmente personalizado: fazer uma lista de coisas que quero realizar no ano novo. Não encaro como promessas e sim como coisas importantes que considero fazer. É um checklist de propósitos para o ano que irá começar. É um tempo em que renovo ou clarifico meus valores, com o intuito de que, ao longo do ano, vá estabelecendo metas para me manter no compromisso com eles. É um momento de reflexão, onde me pergunto: “o que é importante para mim?”; “como quero me lembrar do ano de 2018?”; “que coisas posso fazer para alcançar isso?”

            Noto que na minha listinha tem itens que se repetem ao longo dos anos.  São coisas que tenho realmente dificuldade de colocar em prática. Já outras permanecem, pois, realmente, são muito importantes para mim e estão ali apenas para me lembrar o quanto são valiosas e preciso dedicar tempo a elas.

            Pode até parecer clichê, mas tenho gostado deste ritual. Um bom momento para encerrar ciclos e se questionar que vida se quer ter.


Adeus ano velho! Feliz ano novo!

Compartilhe

Sobre o Autor
Rafaela Teló Klaus
Rafaela Teló Klaus
CRP 07/13.491 Psicóloga pela PUC-RS. Mestranda em psicologia na UFCSPA. Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais CEFI/CIPCO. Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT). Treinamento em Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT). Especialista em Terapia de Casal e Família pelo CEFI. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Psicoterapeuta individual, casal e família. Co... ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *