Segundo Marsha Linehan, uma das formas de reduzir a vulnerabilidade à mente emocional e assim construir uma vida valiosa é cuidar de sua mente cuidando de seu corpo. Esse tema está bem presente na minha vida, tenho refletido e estudado muito sobre saúde, autocuidado, longevidade, movimento e bem-estar. Portanto, para ser coerente com algumas abordagens que tenho trabalhado e a pedido de uma pessoa muito importante para mim, tomei algumas decisões de autocuidado que tem me ajudado a lidar com minha vulnerabilidade emocional. Como? Usando o acrônimo SABER. (LINEHAN, 2018, p.396)
Cuidar da Saúde, significa investir tempo na prevenção e tratamento de possíveis doenças, consultar médicos regularmente e realizar os exames de rotina. Portanto, essa disciplina e iniciativa fazem parte de uma sensação de amor próprio, muito benéfico para nossa mente.
Equilibrar a Alimentação interfere em nosso estado de humor, seja nos acalmando, nos dando energia ou algum alento. Mas é muito importante que seja com equilíbrio, nem demais, nem de menos. Realizar refeições regulares e incluindo a prática de mindfulness eating, com atenção plena à quantidade, sabor e principalmente saciedade te trará a consciência da medida certa. Outra recomendação é se manter distante de alimentos que possam exacerbar as emoções, como açúcares, cafeína, chocolates, refrigerantes. Não sou especialista na área, mas falo aqui da minha experiência pessoal com uso dessas substâncias e das orientações recebidas pela minha nutricionista. A partir da prática de mindfulness, consigo perceber os alimentos que me fazem ficar agitada, com dificuldade de dormir ou aqueles que me acalmam.
Balancear o sono também é muito importante, dormir de 7 a 8 horas diariamente ou a quantidade de sono que lhe faça bem lhe fornecerá a disposição e equilíbrio necessário para os desafios do dia-a-dia. Manter um padrão e realizar uma higiene do sono pode ser muito benéfico, inclusive existem protocolos específicos para lidar com insônia e pesadelos (praticando relaxamento, evocando imagens agradáveis e utilizando habilidades de enfrentamento).
Fazer Exercícios físicos proporciona uma sensação de satisfação, não só pelo exercício em si, que já é muito benéfico, mas pela alegria de estar conseguindo ter atitudes desejadas, com disciplina, foco e persistência.
EvitaR substâncias que alteram o humor, não consumir drogas ilícitas, usar álcool moderadamente ou não usar, fará muita diferença na sua energia vital e alegria de viver.
Enfim, ficam aqui sugestões de habilidades a serem utilizadas para regular sua mente emocional, ampliar a consciência plena sobre suas atitudes, impulsos e escolhas. Lembre-se que corpo e mente são um só e devem ser tratados com generosidade e amor para um caminho de longevidade numa existência valiosa.
REFERÊNCIAS:
Linehan, Marsha M. Treinamento de Habilidades em DBT: manual de terapia comportamental dialética para o terapeuta. Tradução: Henrique de Oliveira Guerra; revisão técnica: Vinícius Guimarães Dornelles. 2.ed. Porto Alegre- RS: Artmed, 2018.