Eu lembro que, até pouco tempo atrás, o mundo parecia um lugar com certa estabilidade para mim. Eu conseguia pensar no que queria fazer no futuro, planejar viagens, estilo de vida, planos em geral. Hoje, o mundo está diferente. A política mudou, a economia mudou, o clima do mundo mudou. A sensação que eu tenho é a de que tudo pode “desmoronar” a qualquer momento.
Escrevo isso e penso que grande parte dessa sensação pode ter vindo do período da pandemia, em que, em poucos dias, nossas vidas mudaram e passamos a viver uma rotina completamente diferente, marcada por incertezas. No ano passado, também enfrentamos a enchente aqui no Rio Grande do Sul — mais uma vez, de um dia para o outro, cidades foram devastadas pelas águas.
Diante desses fatos, como não sentir medo do que pode acontecer? Como não sentir medo em relação às escolhas que preciso fazer hoje, mas que podem repercutir lá na frente?
Eu tinha o sonho de morar fora do Brasil daqui a alguns anos. Atualmente, percebo que o medo tem me feito desistir desse plano. Não sei o que pode acontecer em relação a desastres climáticos ou até mesmo “desastres políticos”. Neste momento, noto que o mais importante para mim é estar na minha terra, na minha casa. Isso me dá uma sensação maior de segurança.
Percebo também que o medo tem me levado a tomar decisões mais conservadoras. Penso em adquirir um imóvel, mas será que vale a pena fazer um financiamento? E se houver outra pandemia? Será que conseguirei pagar? Em que lugar eu não correria risco de alagamento?
Eu poderia seguir pelo caminho da auto-invalidação, mas prefiro me perguntar como essas questões — que fogem ao nosso controle — vão influenciando nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Quem eu quero ser nesse mundo incerto, ainda que sentindo medo, já que não posso mudar o cenário em que vivemos? Para responder a essas questões, preciso observar meu mundo interno, observar o mundo externo, me conectar com meus valores e aceitar radicalmente o que não está no meu controle. Essas são habilidades que a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) desenvolve e que nos ajudam a ter mais flexibilidade psicológica diante das adversidades da vida.