Entendo o bem-estar como a forma em que cada um de nós experimenta seu cotidiano de forma saudável, englobando a saúde física, mental, espiritual e das relações. O bem-estar é sentido quando conseguimos viver com qualidade e satisfação aquilo que importa. Assim, percebo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) como um recurso significativo para a construção e manutenção deste estado de viver. O processo da terapia está centrado na aceitação de experiências internas e no compromisso com ações alinhadas aos valores pessoais.
Sabe aqueles momentos em que ficamos nos preocupando excessivamente com situações externas a nós que não temos nenhum controle, aumentando sensações negativas e minando negativamente o nosso momento presente? A terapia destaca a importância de no concentrarmos no que pode ser controlado. Tem como foco a aceitação da incerteza inerente à vida, promovendo uma postura mais disponível em relação ao que desconhecemos e evitando a ansiedade excessiva para situações que não estão no nosso controle.
A prática contínua de mindfulness nos convida a viver no momento presente, reduzindo a influência de pensamentos passados ou preocupações futuras. Ser espontaneamente no momento presente e viver momento a momento com aquilo que a vida nos apresenta. Isto auxilia na desvinculação de pensamentos negativos permitindo a observação deles de maneira mais objetiva, sem seremos totalmente influenciadas por eles.
Ao longo do processo com a ACT há o incentivo a práticas de autocompaixão, para que diante de falhas ou possíveis erros haja gentileza e bondade. Como também, a aceitação plena das emoções, reconhecendo-as como parte natural da experiência humana. Isto promove um ambiente interno mais acolhedor e validante, em que as críticas excessivas não tomem conta das nossas mentes.
Outro ponto significativo que a abordagem enfatiza é a identificação de valores pessoais, fornecendo uma bússola interna para orientar escolhas e ações. Ao alinhar as ações com os valores, promove um compromisso contínuo com comportamentos que contribuem para o bem-estar pessoal e para a construção de relacionamentos mais saudáveis.
Ao reconhecer os valores vinculados aos relacionamentos, contribui para a construção e manutenção de conexões significativas, o que desempenha um papel crucial no bem-estar emocional.
Desse modo, a Terapia de Aceitação e Compromisso oferece diversos recursos para promover o bem-estar por meio do desenvolvimento da flexibilidade psicológica. Permite que possamos nos adaptar mais efetivamente às mudanças e desafios da vida, contribuindo para o desenvolvimento de resiliência e senso de propósito.