O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma enfermidade neurobiológica que normalmente se apresenta em crianças com menos de 7 anos, sendo o transtorno mental mais comum nesta população (3 a 5%).
Desatenção, agitação e impulsividade são os sintomas mais comuns e é primordial ser estabelecido o diagnóstico diferencial com outros transtornos como depressão, ansiedade, comportamento opositor/desafiador, avaliando a criança em sua completude e em relação ao meio em que se encontra para estabelecer o manejo terapêutico e farmacológico mais indicado.
Além disso, é muito importante uma avaliação conjunta com o pediatra que assiste esta criança para descartar possíveis causas clínicas associadas aos sintomas psíquicos, avaliando a saúde clínica e verificando dados como nutrição, história familiar de alguma patologia clínica ou psiquiátrica, solicitando exames laboratoriais e de imagem, além de um eletroencefalograma.
Abaixo seguem 3 orientações sobre o tratamento do TDAH na infância:
- O tratamento do TDAH necessita de uma abordagem global e interdisciplinar, que inclui intervenções farmacológicas e psicossociais. A orientação aos pais visa facilitar o convívio familiar, ajudar a entender o comportamento do portador de TDAH e ensinar técnicas para manejo dos sintomas.
- A escola deve estar alinhada com o tratamento proposto, sendo extremamente indicada a psicoeducação tanto dos pais quanto dos professores. Psicólogos escolares e psicopedagogos têm grande importância no atendimento e tratamento destes pacientes.
- É imprescindível que haja uma avaliação minuciosa no pré-tratamento, investigando patologias cardiovasculares e psiquiátricas preexistentes, antes de estabelecer tratamento farmacológico. O tratamento medicamentoso de eleição é o uso de Metilfenidato. A criança deve passar por avaliação periódica do tratamento e acompanhamento psiquiátrico/neurológico regular, além do atendimento em psicoterapia.
MEU FILHO TEM TDAH, ULTIMAMENTE ANDA MUITO IRRITADO, CHORA MUITO, TEM BAIXA ESTIMA ELEVADA, SO FAZ DE USO DE RITALINA PARA A ESCOLA, GOSTARIA DE SABER EM QUAL PROFISSIONAL TEM QUE IR, ALEM DO NEURO?
Olá Tatiana, o tratamento para TDAH envolve uma parte medicamentosa e outra parte comportamental. Como o seu filho já faz uso de medicação e faz acompanhamento com o neuro, pode ser interessante marcar uma consulta com um psicólogo que possa realizar esse treinamento mais comportamental para manejo dos sintomas de TDAH. Caso você queira ajuda para encontrar um psicólogo, o Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) possui profissionais que atendem essa demanda. Para agendar uma consulta é só entrar em contato pelo telefone: 051 33461525 ou 051 994207006 (apenas Whatsapp)